Tabosa do Carregal

O sítio da Tabosa, quase deserto aquando da fundação do Mosteiro, de clima inóspito e duro (Aquilino Ribeiro viria a imortalizar a região como “as Terras do Demo”, tal a sua agrura), mantém ainda hoje, integrado na freguesia do Carregal, a identidade de quem procurou o isolamento, a solidão, e o recolhimento, na busca de caminhos interiores, e na busca do Divino. Mais do que o visitar, viver e sentir o lugar.

Lapa

O Santuário de Nossa Senhora da Lapa, fundado pela Companhia de Jesus no século XVII, localiza-se em Sernancelhe, no norte de Portugal. De acordo com a tradição, o santuário surgiu após a descoberta de uma imagem da Virgem Maria numa gruta, por volta de 1498, mas sua importância foi consolidada com a chegada dos jesuítas em 1575. Eles expandiram o culto mariano, transformando a Lapa num dos maiores centros de peregrinação da Península Ibérica, especialmente a partir do século XVII.

O santuário tornou-se um local de devoção popular, sendo considerado um importante ponto de fé mariana, atraindo fiéis de Portugal e Espanha. A sua relevância espiritual pretendia colocar a par de Santiago de Compostela, o  grande destino de peregrinação na Península Ibérica. O Santuário de Nossa Senhora da Lapa destacou-se assim  não apenas pela sua função religiosa, mas também educacional e cultural, devido à presença dos jesuítas, que promoviam uma intensa atividade intelectual e espiritual.

Como a virgem Senhora deyxando aos Mouros de Hespanha, e vindo‑se a Portugal, escolheu o deserto da Lapa para sua Capellinha, que por Doaçaõ Real, e Pontificia se doou à Companhia, e como esta a augmentou com grande Igreja, payneis de milegres (sic), Romagens, Procissões, etc.”

Padre Antonio Cordeyro, Loreto Lusitano (1719)