Date:
2024
História
No ano de 1692, segundo uma doação de D. Maria Rebelo Pereira, senhora de origens fidalgas e de largas posses, foi fundado na sua Quinta da Luz, sita no lugar de Tabosa, Concelho de Caria, e pertencente à jurisdição da Diocese de Lamego, um mosteiro para freiras Bernardas Recoletas, com capacidade para 25 religiosas e dotado de elevados bens e rendas para o seu sustento e continuidade.
O Mosteiro da Tabosa, teve uma curta e atribulada história de apenas século e meio, começando como uma das casas conventuais mais ricas da Beira, para acabar na total pobreza ainda no século XVIII.
Oitenta anos depois da sua fundação, em 1771, foi obrigado a fundir-se com o Convento que lhe deu origem, o das Bernardas de Lisboa. Os bens de Tabosa foram todos vendidos, uma grande parte do edifício do mosteiro mesmo desmantelado, e toda a fortuna das monjas gasta nas obras do então crido Real Mosteiro de Nossa Senhora da Nazareth de Setúbal. O regresso das monjas de Tabosa, que decorre poucos anos depois, em 1777, vai-as confrontar com uma ruína, a qual dificilmente conseguem reerguer.
em 1850, com a morte da sua última monja, o mosteiro nunca mais foi habitado, ou tido outra utilização senão a agrícola. Dele resta hoje, para além da Igreja restaurada e aberta ao culto, uma ruína consolidada, de onde sobressaem os Claustros de uma beleza inesperada, os seus intactos Muros de Clausura, e os bucólicos 2 hectares da Cerca.